- Definição de Olweus (1991, 1993, 1994):
Um aluno está a ser provocado/vitimizado quando ele ou ela está exposto, repetidamente e ao longo do tempo, a acções negativas [provocação de danos ou mal-estar intencionais] da parte de uma ou mais pessoas.
Cit. por Carvalhosa, S., Lima, L., & Matos, M. (2001)
Bullying ou provocação entre pares (termo traduzido para português) refere-se aos comportamentos de humilhação ou de provocação, com maior ou menor violência associada.
Estes comportamentos ocorrem e são repetidos em contextos relacionais de pares, onde há sempre um desequilíbrio de forças entre os elementos dessa mesma relação.
Características "chave" do fenómeno Bullying:
- é intencional
- é repetido e longitudinal
- há desequilíbrio de forças entre os elementos da relação (o provocado tem sempre "mais poder" do que a vítima)
- físicas
- psicológicas
- verbais
- sexuais
Note-se que estas acções podem ocorrer associadas entre si.
Prevalência
- 15% dos alunos da escola estão envolvidos neste tipo de comprotamentos (duermann et al. 2000, tal como cit. por Carvalhosa, S., Lima, L., & Matos, M. (2001))
- Os alunos mais novos representam o maior número de vítimas e a frequência de os alunos serem ameaçados diminui à medida que aumenta a idade (Olweus, 1994; Sullivan, 2000; Matos & Carvalhosa, 2001, tal como cit. por Carvalhosa, S., Lima, L., & Matos, M. (2001))
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